Nossos Cursos

Saiba+Nossa grade

Nessa página vamos te explicar de forma bem rápida e objetiva os cursos que a escola oferece a todos os alunos.




Ubuntu Linux

Ubuntu é uma distribuição Linux produzida pela empresa africana Canonical. Ele é um sistema operacional completo que pode ser instalado em computadores PC e Mac. O sistema é um dos Linux mais populares da atualidade. Por padrão, o Ubuntu usa a interface gráfica (ou ambiente) Unity, formada basicamente por uma barra de tarefas que fica no lado esquerdo da tela e um painel na parte superior. Além dessa interface, a Canonical também fornece variantes com outros ambientes gráficos e diferentes conjuntos de aplicativos como o Edubuntu, Ubuntu GNOME, Kubuntu, Ubuntu Kylin, Lubuntu, Mythbuntu, Ubuntu Studio, Xubuntu, Ubuntu MATE e Ubuntu Budgie. O Ubuntu tem um novo lançamento a cada seis meses: um no mês de abril e outro em outubro. Por conta dessa característica, o numero da versão é composto pelos dois dígitos do ano e do mês. Assim, o lançamento de abril de 2022 recebe a numeração 22.04.
Aqui o aluno aprenderá a trabalhar e manipular todo o sistema e suas dependências.


Gostei, quero saber +

Internet

Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que consiste de milhões de empresas privadas, públicas, acadêmicas e de governo, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrônica, sem fio e ópticas. A internet traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, tais como os documentos inter-relacionados de hipertextos da World Wide Web (WWW), redes ponto-a-ponto (peer-to-peer) e infraestrutura de apoio a correio eletrônico (e-mails). As origens da internet remontam a uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960 para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores. Embora este trabalho, juntamente com projetos no Reino Unido e na França, tenha levado a criação de redes precursoras importantes, ele não criou a internet. Não há consenso sobre a data exata em que a internet moderna surgiu, mas foi em algum momento em meados da década de 1980.
Nesse módulo o aluno aprenderá como funciona a Rede Mundial de Computadores, Surface, Deepweb, E-mail, Protocolos entre outros.


Gostei, quero saber +

Writer

Writer é um processador de texto multiplataforma de código aberto, originalmente desenvolvido pela Sun Microsystems e atualmente pela The Document Foundation, como parte da suíte LibreOffice. Também é distribuído gratuitamente nas suítes OpenOffice.org e NeoOffice. É compatível com a maioria dos programas similares, como o Microsoft Word e o WordPerfect, podendo exportar nativamente nos formatos HTML, XML e PDF. Ele consegue abrir os arquivos mais recentes do MS-Word como o .docx e outros, no entanto o seu padrão é gravar em ODT. O Writer tem suporte à criação de etiquetas, imagens, objetos OLE, assinaturas digitais, hiperlinks, formulários, marcadores e folhas de estilo, assim como a macros, que podem ser escritas em JavaScript, Perl, Python ou Basic. Também tem suporte a senhas e gravações do mesmo documento.
Abordaremos nessa área a criação de documentos de texto dentro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre outros.


Gostei, quero saber +

Calc

O LibreOffice Calc é um programa de planilha eletrônica e assemelha-se ao Lotus 1-2-3, da IBM, e ao Excel, da Microsoft. O Calc é destinado à criação de planilhas e tabelas, permitindo ao usuário a inserção de equações matemáticas e auxiliando na elaboração de gráficos de acordo com os dados presentes na planilha. O Calc utiliza o formato ODS como padrão, embora reconheça e exporte arquivos em formatos de outras planilhas eletrônicas, além de exportar arquivos em PDF sem a necessidade de instalação de uma extensão, assim como todos os aplicativos da suíte LibreOffice. O Calc possui o recurso de fórmulas em linguagem natural, permitindo a criação de uma fórmula sem a necessidade de aprendizagem de códigos específicos. Uma de suas diferenciações dos demais programas do gênero é o sistema que define séries para representações gráficas a partir dos dados dispostos pelo usuário. A partir da versão 3.3, quando o projeto brasileiro passou a acompanhar o LibreOffice, o Calc passou a suportar até 1.048.576 linhas, além de obter melhoramentos no gerenciamento de folhas e células. Com a incorporação do trabalho realizado pela comunidade do Go-oo ao LibreOffice, o Calc tornou-se capaz de suportar diversos macros utilizados pelo Excel (VBA). A partir da versão 3.5, o Calc passou a ter suas característica ampliada, cada arquivo de planilha pode ter até 10.000 abas
Aprenderemos a manipular planilhas do mais básico ao mais avançado!


Gostei, quero saber +

Impress

O Impress é um software multi-plataforma (Windows, Linux, Mac OS X, Solaris) que é destinado a produzir apresentações de código aberto, desenvolvido pela The Document Foundation. Também é distribuído gratuitamente nos pacotes OpenOffice.org, LibreOffice e NeoOffice, sem modelos prontos ou cliparts — que, no entanto, podem ser obtidos através da Open Clip Art Library. É compatível com outros programas similares como o Microsoft PowerPoint e o Corel Presentations. A extensão de arquivo padrão que esse aplicativo grava suas apresentações é o .ODP (OpenDocument Presentation), que seria o equivalente ao .PPTX do PowerPoint. Inclusive o Impress consegue trabalhar com os arquivos do PowerPoint. O editor de apresentações da Microsoft consegue ler também os arquivos com extensão .ODP. As principais características distintivas do Impress dentro dos demais softwares do gênero é a possibilidade de exportar nativamente as apresentações em Flash e em PDF, dispensando o uso de visualizadores específicos para máquinas sem o Impress instalado. Possui uma ampla gama de efeitos especiais de transição de slides e composição de imagens. Porém, em algumas placas de vídeo, é necessário que a aceleração de vídeo esteja desabilitada para que esses efeitos funcionem da maneira esperada.
Nesse módulo o aluno aprenderá a criar apresentações multimídia pelo Impress.


Gostei, quero saber +

Gimp

GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial. O GIMP foi um dos pioneiros em relação a projetos de código aberto voltados a usuários finais. Outros projetos famosos, como o GCC, ou o Linux, foram voltados principalmente a desenvolvedores. O GIMP foi a prova de que projetos de código aberto poderiam gerar produtos voltados a usuários finais, abrindo um precedente ao que levaria ao desenvolvimento de outros projetos voltados ao usuário desktop mercado como GNOME, KDE, Mozilla entre outros. GIMP utilizava o que hoje é conhecido como GTK como base para construção de sua interface. Na verdade, a biblioteca GTK foi originalmente extraída do trabalho efetuado na interface gráfica durante o desenvolvimento do GIMP. Apesar de GIMP e GTK terem sido originalmente desenvolvidos para o X Window System, foram posteriormente portados para Microsoft Windows, OS/2 e Mac OS X. A partir da versão 2.6, o GIMP passou a adotar uma nova biblioteca chamada Generic Graphical Library (GEGL), com o objetivo de trazer suporte a formatos de arquivo com maior profundidade de bits e edição não-destrutiva. A partir da versão 2.8, o GIMP passou a ter a opção de single-window mode, que pode ser habilitada no menu "Janelas -> Mode de janela única", tornando o GIMP mais fácil de usar. A partir da versão 2.10, o GIMP adotou um novo mecanismo de processamento de imagem, o GEGL.
Aqui o aluno aprenderá a manipular e editar imagens das mais diversas formas e técnicas.


Gostei, quero saber +

Inkscape

Inkscape é um software livre para editoração eletrônica de imagens e documentos vetoriais, com base numa versão mais avançada do antigo Sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso. Utiliza o método vetorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vetoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap, pese embora o facto dos formatos vectoriais ainda não possuem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard. O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG (Scalable Vectorial Graphics), um formato aberto de imagens vetoriais, nomeadamente, uma subdefinição (DTD) da linguagem XML definido pela W3C. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.
Aprenderemos a criar e manipular imagens vetoriais assim criando desde logotipos, banner, cartazes, cartões de visita entre outros.


Gostei, quero saber +

Pitivi

Pitivi (originalmente chamado PiTiVi) é um sistema de edição de vídeo não linear open source para Linux desenvolvido por vários contribuidores. É licenciado sob os termos da GPL. Pitivi foi desenvolvido para ser um programa de edição de vídeo intuitivo que integrasse bem no ambeinte de trabalho GNOME.
Aqui aprenderemos a editar vídeo e a publicá-lo no youtube através de ferramentas gratuitas e livre.


Gostei, quero saber +

HTML

HTML (Linguagem de Marcação de HiperTexto) é o bloco de construção mais básico da web. Define o significado e a estrutura do conteúdo da web. Outras tecnologias além do HTML geralmente são usadas para descrever a aparência/apresentação (CSS) ou a funcionalidade/comportamento (JavaScript) de uma página da web. "Hipertexto" refere-se aos links que conectam páginas da Web entre si, seja dentro de um único site ou entre sites. Links são um aspecto fundamental da web. Ao carregar conteúdo na Internet e vinculá-lo a páginas criadas por outras pessoas, você se torna um participante ativo na world wide web.
Nesse módulo aprenderemos a criar e publicar páginas html, nesse o aluno ao longo do percurso irá conseguir desenvolver seu próprio site.


Gostei, quero saber +

CSS

Cascading Style Sheets (CSS) é um mecanismo para adicionar estilo (cores, fontes, espaçamento, etc.) a um documento web. O código CSS pode ser aplicado diretamente nas tags ou ficar contido dentro das tags style. Também é possível, em vez de colocar a formatação dentro do documento, criar um link para um arquivo CSS que contém os estilos. Assim, quando se quiser alterar a aparência dos documentos vinculados a este arquivo CSS, basta modifica-lo. Com a variação de atualizações dos navegadores, o suporte ao CSS pode variar. A interpretação dos navegadores pode ser avaliada com o teste Acid2, que se tornou uma forma base de revelar quão eficiente é o suporte de CSS, fazendo com que a nova versão em desenvolvimento do Firefox seja totalmente compatível a ele, assim como o Opera já é. O Doctype informado, ou a ausência dele, determina o quirks mode ou o strict mode, modificando o modo como o CSS é interpretado e a página desenhada.
Aqui o aluno junto ao html aprenderá a formatar páginas web e a deixá-las mais apresentáveis.


Gostei, quero saber +

Montagem e Manutenção

Montagem e manutenção de micro é colocar, reparar, retirar ou substituir peças (hardware) e configurá-las para funcionar perfeitamente, ou também corrigir erros de software (sistema). A manutenção pode ser preventiva (evitar danos futuros) ou corretiva, quando o micro estragou e precisa da manutenção para funcionar
Aqui o aluno aprenderá a montar e identificar problemas em um desktop.


Gostei, quero saber +

Redes

Em termos mais simples, uma rede consiste em dois ou mais computadores que estão conectados para compartilhar informações. Todas as redes, não importa quão complexas sejam, baseiam se neste principio simples. Embora isto possa parecer como uma idéia basica, o conceito foi uma grande conquista na área das comunicações.
Nesse aprenderemos a configurar roteadores, crimpagem de cabos, tipos de cabos, configurar pontos wifi entre outros.


Gostei, quero saber +

Ficou interessado em alguma área? Ou tem dúvidas?

Sem problema acesse o botão abaixo ou chame nas redes sociais, estamos preparados para atender a todos e tirar qualquer tipo de dúvida. Se puder, dê uma passadinha aqui na escola, estamos disponíveis para atender e esclarecer qualquer dúvida. Sem compromisso!


Contato


Redes sociais